Menu

Pesquisar
Close this search box.

Segunda semana da greve na UFSCar contou com atividades de mobilização nos 4 campi

Segunda semana da greve na UFSCar contou com atividades de mobilização nos 4 campi

A categoria docente segue mobilizada, com a adesão à greve nacional da educação federal em 53 instituições de ensino superior e o indicativo de adesão à greve em mais três, segundo o Sindicato Nacional das/dos Docentes do Ensino Superior (ANDES-SN). Durante esta semana foram realizadas atividades nos quatro campi da UFSCar, e há indicativo de Assembleia Geral para a próxima quinta-feira.

Atividades de mobilização 
Em unidade, os Comandos de Greve e as quatro entidades representativas da UFSCar — ADUFSCar, Diretório Central dos Estudantes (DCE-Livre), Associação de Pós-Graduandas/os (APG) e Sindicato das/dos Servidores Técnico-Administrativos (SINTUFSCar) — realizaram atividades de mobilização nos quatro campi da Universidade. Como parte do calendário unificado, ocorreram as plenárias multicategoria para tratar das pautas da greve, refletindo sobre os seus desdobramentos em cada campus.

 
 São Carlos

 

Sorocaba                                                                  Lagoa do Sino

Destaca-se, ainda, o debate promovido pela ADUFSCar sobre a carreira docente, com mediação do professor André Farias de Moura, 1º Secretário da ADUFSCar, e participação da professora Clarissa 2ª vice presidenta da Regional Leste do ANDES-SN e integrante da coordenação do grupo de trabalho (GT) de carreiras do ANDES-SN.

Em sua fala, a professora Clarissa apresentou um histórico da constituição da carreira docente no ensino superior, destacando seus avanços e retrocessos diante das diferentes conjunturas enfrentadas no país. Além disso, apresentou os desafios e as reivindicações relacionadas à reestruturação da carreira no atual contexto, retomando como tem se dado o processo de negociação junto ao Governo Federal: “Durante o período de transição entre os governos, e novamente no ano passado, entregamos uma pauta de reivindicação para tratar da reestruturação da nossa carreira (…). Temos uma desestruturação que trouxe questões perversas para nós — com carreiras diferentes, perdas desiguais, recomposições salariais diferentes”; e complementou: “O Governo Federal dizia que não tinha saída, e agora apresenta novas propostas. Isso é fruto da nossa greve. Temos tido alguns avanços, mas ainda são insuficientes. O governo diz: essa é a nossa última proposta. E nossa categoria tem que continuar compreendendo, mobilizando e insistindo”.

CLIQUE AQUI >>> Confira a Live “A carreira do magistério superior”

Negociações com o Governo Federal 
Nesta semana o Governo Federal convocou duas reuniões para tratar das pautas da greve nacional das/dos servidores da educação federal, ocorridas na segunda-feira, 13, e na quarta-feira, 15. A primeira reunião discutiu acerca das pautas que não envolvem questões orçamentárias, e a segunda negociou sobre as pautas que envolvem questões orçamentárias. O vice-presidente da ADUFSCar, prof. Marcos Soares, esteve presente nas reuniões do Comando Nacional de Greve (CNG) do ANDES-SN, em Brasília.

A avaliação do CNG é de que ambas as reuniões tiveram contrapropostas insuficientes por parte do Governo Federal. Na contraproposta da bancada sindical, no que diz respeito às questões orçamentárias, estão inclusos pontos como a recomposição orçamentária das instituições de ensino federal, a estruturação da carreira docente, o reajuste salarial — que impacta não apenas as/os colegas em exercício, mas também as/os aposentadas/os —, e a revogação de algumas medidas previstas em Instruções Normativas (IN).

CLIQUE AQUI >>> Confira a análise do ANDES-SN acerca da proposta do Governo
CLIQUE AQUI >>> Confira a contraproposta do ANDES

Na próxima semana está prevista a mesa de negociação junto às/aos servidoras/es técnico-administrativas/os (TAEs), na terça-feira, 21, e a realização da Marcha da Classe Trabalhadora, na quarta-feira, 22, que faz parte do Calendário Nacional de Mobilização e se insere no movimento em defesa da educação.

Assembleia geral 
Diante das mesas de negociação junto ao Governo Federal, o ANDES-SN indicou que as subseções sindicais realizem assembleias locais, entre os dias 20 e 24 de maio, para discutir a contraproposta apresentada pelo governo e deliberar sobre sua aceitação ou não.
Tendo em vista a data da reunião da mesa setorial de negociação junto às representações das/dos TAEs, a ADUFSCar convocará Assembleia Geral conjunta e presencial para a próxima quinta-feira, 23, em horário a ser definido. 

 

LEIA MAIS

Boletim da Greve  | 16 de maio de 2024

Boletim da Greve  | 16 de maio de 2024

Boletim da Greve  | 16 de maio de 2024

Informe do Comando de Greve | 13 de maio de 2024

Boletim da Greve  | 10 de maio de 2024

Boletim da Greve  | 07 de maio de 2024

Boletim da Greve  | 03 de maio de 2024

Mais lidas

plugins premium WordPress

Teste

Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo