Após impedir que a ADUFSCar fizesse o uso da palavra na Tribuna da Câmara Municipal de São Carlos na sessão ocorrida em 12 de março, em que foi aprovada a concessão do título de Cidadão Honorário ao ex-presidente Jair Bolsonaro, a Casa Legislativa transferiu a participação da entidade para amanhã (19).
Na semana passada, a presidenta da entidade, profa. Fernanda Castelano Rodrigues, repudiou a ação de censura e destacou que a ADUFSCar cumpriu todos os critérios e prazos exigidos pelo Regimento Interno da Casa, porém, horas antes da sessão, foi informada que a data de uso da Tribuna seria transferida, sob o argumento de “garantia da segurança” para a realização da sessão.
A ADUFSCar considera a concessão desse título ao ex-presidente uma afronta ao povo de São Carlos e, em particular, à comunidade científica que trabalha nas universidades da cidade. Jair Bolsonaro sustenta atitudes negacionistas com respeito ao conhecimento acadêmico e científico e foi o presidente que menos investiu em Educação, da creche à universidade; é acusado de inúmeros crimes de ódio e violência, principalmente o de ter participado ativamente da tentativa de golpe à democracia brasileira ocorrida em 08 de janeiro de 2023.
A ADUFSCar convida todas e todos a acompanharem presencialmente ou nos canais de comunicação da Câmara Municipal, a participação da entidade na Tribuna Livre, a partir das 15 horas.