PLANO DE SAÚDE | Reajuste anual da Unimed será de 9,8%, a partir de maio de 2025

PLANO DE SAÚDE | Reajuste anual da Unimed será de 9,8%, a partir de maio de 2025

Após negociação, o índice de reajuste anual do contrato da Unimed com as/os docentes sindicalizadas/os à ADUFSCar ficou fixado em 9,8%. As tratativas foram lideradas pela tesoureira da entidade e coordenadora do Comitê de Saúde Docente, profa. Paula Serrão, das quais também participou a gerente administrativa Fernanda Coimbrão. Por se tratar de um plano coletivo por adesão, a renovação do contrato é sempre negociada entre as partes.

A atualização no percentual tem como principal fator o índice de sinistralidade acumulada, que foi de 79,83%, ultrapassando o limite estabelecido em contrato, de 75%. O percentual estimado de reajuste para os planos coletivos neste ano pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) pode ultrapassar 25%.

Inicialmente, a Unimed propôs reajustar o contrato em 11,63%. Contudo, a ADUFSCar apresentou a contraproposta para evitar um impacto significativo na remuneração das/os docentes, principalmente por conta do período de congelamento e perdas salariais da categoria. O recente reajuste, ainda em processo de concessão e as perdas salariais das/os professoras/es das Universidades e Institutos Federais já ultrapassam 42%. Após várias reuniões, a operadora do plano aceitou o reajuste proposto e a partir de maio de 2025, o índice de 9,8% será aplicado sobre as mensalidades. Para as solicitações da segunda via do cartão o reajuste será de 4,87% (INPC), também no próximo mês.

Mais lidas

plugins premium WordPress

Teste

Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo