Na mesma semana em que está prevista a votação da LOA, os servidores públicos federais realizarão a Semana de Mobilização pela Aprovação da LOA e pelo cumprimento dos acordos com o funcionalismo.
O movimento conta com a adesão de diversas categorias do funcionalismo. A semana será marcada por atos em todo o Brasil, paralisações e também por ações de pressão no Congresso Nacional, com caravanas organizadas pelas entidades.
Entenda:
A chantagem em torno a votação da LOA 2025, orquestrado pela ala conservadora do congresso, impacta a vida de milhares de servidores que após anos de perdas salariais seguem sem a recomposição acordada para janeiro deste ano. O reajuste salarial depende da aprovação da LOA e da MP 1.286/2024 pelo Congresso Nacional.
Se a ala conservadora do Congresso Nacional faz do orçamento do país e da vida dos servidores públicos uma moeda de troca de seus próprios interesses, como a liberação das emendas parlamentares, por outro lado, o conjunto do funcionalismo enfrenta também a paralisia do governo em solucionar os acordos firmados no ano passado.
Do Fonasefe.