Menu

Pesquisar
Close this search box.

“Justiça por Cancellier”: Nota da ADUFSCar sobre decisão do TCU que inocentou ex-reitor da UFSC

“Justiça por Cancellier”: Nota da ADUFSCar sobre decisão do TCU que inocentou ex-reitor da UFSC

Após seis anos da Operação Ouvidos Moucos, deflagrada pela Polícia Federal, que prendeu e afastou do cargo o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Carlos Cancellier, o Tribunal de Contas da União (TCU) finalizou o relatório que concluiu que não houve práticas de irregularidades durante sua gestão. A Corte julgou improcedente e arquivou a denúncia, já que os documentos analisados não comprovaram o crime pelo qual o reitor foi acusado. A informação do arquivamento foi enviada à atual reitoria da UFSC no último dia 06.

Em 2017, a Justiça decretou a prisão preventiva de Cancellier, com a acusação de desvio de dinheiro público. Preso por 36 horas e impedido de retornar à universidade, Cancellier se recolheu em casa por 18 dias até que se jogou do último andar de um shopping center em Florianópolis. No bolso, ele carregava um bilhete dizendo que sua morte tinha sido decretada quando ele foi afastado da Universidade.

A ADUFSCar manifesta sua solidariedade ao reitor injustiçado, a seus familiares e amigos, à comunidade da UFSC e reafirma sua indignação e seu repúdio aos ataques sistemáticos às universidades e às comunidades universitárias ocorridos durante os últimos anos por parte de governos e gestões que legitimaram atitudes antidemocráticas, realizaram sucessivas tentativas de desmonte da educação pública, e criminalizaram ou judicializaram gestores e movimentos sociais, estudantis e sindicais.

Seguimos juntas e juntos em defesa da educação pública de qualidade, do estado democrático de direito, das instituições públicas de ensino, do respeito à cidadania e aos direitos humanos.

Professor Cancellier, presente!

Mais lidas

plugins premium WordPress

Teste

Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo