Menu

Pesquisar
Close this search box.

INFORME DA DIRETORIA | AG aprova comissão que coordenará processo de adequação do estatuto da ADUFSCar

INFORME DA DIRETORIA | AG aprova comissão que coordenará processo de adequação do estatuto da ADUFSCar

Em Assembleia Geral (AG) realizada ontem, 20 de fevereiro, as/os docentes aprovaram a composição da Comissão de Trabalho que coordenará o processo de divulgação, debate e coleta de sugestões para a adequação do Estatuto da nossa entidade, pós reativação da ADUFSCar Seção Sindical do ANDES – Sindicato Nacional, conforme decisão da categoria em junho de 2023.  A AG aconteceu presencialmente nos quatro campi, nas sedes da ADUFSCar, e contou com a participação de cerca de 50 professoras e professores, que durante duas horas de reunião, fizeram considerações e análises sobre a pauta.

Esta AG aconteceu no âmbito da agenda de mobilização nacional do ANDES-SN de 20 a 22 de fevereiro, que promove, em Brasília, diferentes ações com o objetivo de pressionar o governo federal a cumprir os acordos de greve firmados com a categoria em 2024, além de cobrar a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para garantir o pagamento dos reajustes conquistados durante a greve. Representantes do Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe), integrado pelo ANDES-SN, estiveram no dia 20 na Sala do Conselho Nacional de Assistência Social, localizada no Anexo do Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério da Previdência Social, onde ocorreu a 10ª Reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP). E no dia 21, ocorre na sede do ANDES-SN um debate sobre a luta contra o Novo Arcabouço Fiscal e a reunião do Setor das Federais do sindicato.

Logo após compartilhar informes gerais com as/os presentes, a profa. Fernanda Castelano Rodrigues, presidenta da entidade, fez uma breve análise da conjuntura política/econômica, pontuando alguns aspectos do cenário internacional, nacional, da UFSCar e da ADUFSCar.  A primeira questão abordada foi o fortalecimento da extrema direita no Brasil e no mundo, com destaque para as primeiras semanas do governo de Donald Trump nos EUA; por outro lado, também foram apontados os exemplos do Uruguai e do México, que voltaram a eleger governos progressistas, em particular a presidenta Claudia Sheinbaum, a primeira mulher eleita para o cargo no México, que já coloca como uma das principais vozes opositoras ao atual governo norte-americano. No contexto brasileiro, a denúncia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela Procuradoria-Geral da República por crimes que incluem abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa armada também foi comentada durante a análise, que enfatizou a importância da campanha “Sem Anistia para Golpistas” encampada pela ADUFSCar desde os atos de 8 de janeiro de 2023. A avaliação da conjuntura nacional seguiu com a caracterização de três cercos que envolvem o Governo Lula: econômico, político e digital-ideológico. Foram destacados o novo Arcabouço Fiscal, que impôs um teto de gastos para as despesas sociais; os serviços públicos prejudicados com restrições orçamentárias em diversas áreas, além de bloqueios e contingenciamentos de verbas; o “centrão” dominando o Legislativo e impondo um funcionamento de chantagens que gira em torno das emendas palamentares; a disseminação de fake news e das narrativas que chegam por whatsapp para a população com imensa rapidez, em particular para as camadas mais populares; e a incapacidade da comunicação do governo de reagir com agilidade para desmontar as mentiras propagadas e de mobilizar os setores da sociedade que o apoiam. Ao final, foi citada a fragmentação da classe trabalhadora, adaptada agora ao “empreendedorismo”, e o avanço da lógica neoliberal do individualismo, que dificultam o trabalho de mobilização dos sindicatos classistas.

Comissão para adequação estatutária
As/os docentes aprovaram por aclamação a composição de uma Comissão de Trabalho proposta pela Diretoria para coordenar o processo de debate junto à categoria sobre as adequações a serem implementadas para que o atual estatuto da ADUFSCar esteja em conformidade com o do ANDES-SN. A atualização do documento é a finalização de um processo iniciado em julho de 2022, quando a Diretoria do biênio 2021-2023 apresentou a situação do cancelamento do registro sindical da entidade desde 2015. Após um período de mais de dez meses de esclarecimentos, discussões e acúmulo de reflexões as/os professoras/es deliberaram pela reativação da ADUFSCar Seção Sindical vinculada ao ANDES-SN, em votação eletrônica no âmbito de Assembleia Geral convocada especialmente para esse fim entre 05 e 14 de junho de 2023.

A Comissão de Trabalho será presidida pelo prof. Daniel Vendrúsculo (CCET – campus São Carlos) e integrada pelas/os docentes Maria Cristina dos Santos (CECH  – campus São Carlos), Karina Gramani Say (CCBS – campus São Carlos), Isabela Custódio Talora Bozzini (campus Araras), André Cordeiro Alves Dos Santos (campus Sorocaba), Aldenor da Silva Ferreira (campus Lagoa do Sino), João Camarotto (representante das/os Aposentadas/os) e Viviane Cristina Garcia Stefani (IFSP – campus São Carlos). Durante 40 dias, a Comissão deverá promover reuniões com docentes de todos os campi da UFSCar e do IFSP – campus de São Carlos para discutir e coletar sugestões que deverão ser sistematizadas e encaminhadas à Diretoria para serem submetidas a apreciação e aprovação em AG a ser convocada em abril.

A atualização do Estatuto não implicará em mudanças na política da defesa intransigente da categoria, tampouco significará alterações na política de convênios e benefícios já praticadas pela ADUFSCar. Como amplamente divulgado, essa adequação é necessária para fazer cumprir a deliberação de revinculação ao ANDES-SN e para que a ADUFSCar passe a representar juridicamente toda a categoria docente da UFSCar e do IFSP – campus de São Carlos.

Nos próximos dias, a Comissão de Trabalho divulgará o calendário de reuniões abertas. Todos os pontos serão discutidos com a categoria e, posteriormente, levados à Assembleia Geral.

47 anos da nossa ADUFSCar
Um dos momentos mais marcantes da AG se deu durante o informe sobre o aniversário da ADUFSCar, celebrado no último dia 01 de fevereiro. Emocionada, a profa. Fernanda enalteceu os 47 anos de existência de sua fundação: “Essa história da nossa entidade é motivo de muito orgulho para nós e para todas as gerações que aqui se encontram hoje e as gerações que já se foram”, comentou.

A ADUFSCar presenteou as/os docentes sindicalizadas/os com um brinde comemorativo para celebrar a data. Quem não participou da AG, poderá retirar nas sedes da entidade em São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino.

Participação nos GT´s do ANDES-SN
Docentes que participaram do 43º Congresso do Sindicato Nacional, realizado entre os dias 27 e 31 de janeiro de 2025, em Vitória (ES), compartilharam suas impressões e avaliaram a participação da ADUFSCar nesse que é o maior e mais importante evento do Sindicato Nacional.

As falas destacaram a necessidade de fortalecer a participação da entidade nas instâncias do ANDES-SN, em particular nos Grupos de Trabalho (GT´s), para consolidar a relação com o Sindicato Nacional e também contribuir com as reflexões que se realizam nesse âmbito a nível nacional. As/os professores delegadas/os no Congresso reconheceram que a experiência foi um enorme aprendizado, não apenas sobre o funcionamento do ANDES, mas também sobre questões que impactam no cotidiano do trabalho docente na Universidade.

Atualmente, a ADUFSCar conta com seis comitês temáticos locais para discussão de questões prioritárias para a categoria: Mobilização, Promoção da igualdade, Condições de trabalho e carreira, Saúde da categoria docente, Socialização e cultura, Aposentadas e aposentados. Com a reativação da nossa seção sindical, o objetivo é ampliar esse espaço de acúmulo, proposições e reflexões e, a partir dele, contribuir com as formulações políticas que subsidiam as ações do ANDES-SN, por meio dos GTs nacionais.

Os GTs do ANDES-SN são espaços de formação sindical não deliberativos, responsáveis por contribuir com a formulação política e também auxiliar a diretoria do Sindicato Nacional.  Veja abaixo quais são, se há algum tema que tenha afinidade e interesse em participar:

GTPE – Politica Educacional
GTSSA – Seguridade Social / Assuntos de Aposentadoria
GTVerbas e Fundações – Verbas e Fundações
GT Carreira
GTCeT – Ciência e Tecnologia
GTPAUA – Política Agrária, Urbana e Ambiental
GTPFS – Política de Formação Sindical
GTHMD – História do Movimento Docente
GT Multicampia e Fronteira
GTCA – Comunicação e Arte
GTPCEGDS – Políticas de Classe para as Questões Étnico-raciais , de Gênero e Diversidade Sexual
GTO – Grupo de Trabalho de Organização Sindical das Oposições

Caso tenha interesse em participar dos Comitês Temáticos da ADUFSCar e/ou de algum GT do ANDES-SN, entre em contato pelo email: adufscar@adufscar.org.br

Mais lidas

plugins premium WordPress

Teste

Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo