O Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe) convoca as categorias para uma nova plenária, no próximo sábado (16), para a organização das lutas da Campanha Salarial Unificada 2024. Também serão debatidos temas como o combate à Proposta de Emenda à Constituição 32, que trata da reforma administrativa, bem como a reestruturação das carreiras do funcionalismo federal. A atividade ocorrerá de forma híbrida – presencialmente em Brasília (na sede da Condsef) e por videoconferência para quem não puder se deslocar para a capital federal. Estarão presentes representantes das entidades que compõem o Fonasefe.
No período da manhã, está prevista uma apresentação do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA), seguida de debate e espaço para perguntas e esclarecimentos sobre a Lei. Na sequência, será discutido o calendário de lutas do Fonasefe.
A programação da plenária foi definida na última segunda-feira (11) em reunião do Fórum. As negociações com o governo ainda não avançaram na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), o que preocupa servidores/as públicos, já que o Executivo federal ainda não apresentou uma proposta concreta de reajuste. Na mais recente reunião da Mesa, em 29 de agosto, o governo sinalizou que há somente R$ 1,5 bilhão reservado no Orçamento do próximo ano para o funcionalismo federal. Caso o montante seja utilizado apenas para a recomposição salarial, representaria um percentual menor que 1%.