O Panorama da Educação na América Latina foi o tema do primeiro painel do Encontro Nacional, na manhã da quarta-feira, 13 de julho. Com mediação do professor Eduardo Rolim, diretor de Relações Internacionais do PROIFES, a mesa abordou a aceleração dos processos de privatização e mercantilização da educação como um todo, em especial a educação superior.
O painel contou com as análises de Hugo Yasky, presidente da IEAL; Fátima Silva, Vice-presidenta regional da IEAL/CNTE; Carlos de Feo, Secretário-geral da CONADU; Eduardo Pereyra, Secretário de Relações Internacionais da CTERA; Combertty Rodriguez, Coordenador Regional da IEAL; e Yamile Socolovsky, Secretária de Relações Internacionais da CONADU.
Na sequência, delegadas e delegados do Encontro Nacional discutiram o “Eixo I – A crise da sociedade brasileira. Seu aprofundamento em 2022 e os reflexos nas IFES”, que contou com cinco textos do caderno do Encontro, três eram de autoria da delegação da ADUFSCar. O debate abordou questões que atravessam temas urgentes como o papel dos sindicatos junto à classe trabalhadora; os desafios para além da revogação da EC-95; a defesa da democracia, a taxação de grandes fortunas e a soberania nacional. Todas as propostas foram votadas pelos delegados presentes e serão avaliadas, posteriormente, pelo Conselho Deliberativo do PROIFES-Federação, para então compor a agenda de lutas da entidade em 2023.
A parte da tarde foi dedicada à discussão do Plano Nacional da Educação (PNE) – Eixo II; e a Educação, Direitos Humanos e diversidade: o papel da Federação nessa luta – Eixo III.
O evento segue até amanhã, 14 de julho, com debates e atividades em defesa da educação brasileira. Pela ADUFSCar, participam a presidenta da entidade, Prof.ª Fernanda Castelano Rodrigues; o vice-presidente, Prof. Marcos Soares; as professoras Adriana de Oliveira Delgado Silva, Flavia Bezerra de Menezes Hirata Vale, e os professores Daniel Vendruscolo, Gil Vicente Reis de Figueiredo, Joelson Gonçalves de Carvalho, Luiz Bezerra Neto e Oto Vale.
A cobertura completa do evento está acontecendo de forma colaborativa e em tempo real pelas assessorias de comunicação das entidades federadas ao PROIFES-Federação. Confira no site e redes sociais.