Em Plenária realizada na sexta-feira passada (1º), foi homologada a reincorporação da ADUFSCar como seção sindical do ANDES-SN. A votação ocorreu por aclamação durante o 42º Congresso do Sindicato Nacional, sediado no Campus do Pici/UFC, em Fortaleza. Neste ano, o tema do evento foi “Reverter as contrarreformas, em defesa da educação, dos serviços públicos, das liberdades democráticas e direitos sociais”.
Convidada a participar do evento pela Direção do Sindicato Nacional, a delegação que representou a ADUFSCar foi composta pela profa. Fernanda Castelano Rodrigues, presidenta da entidade; pelo vice-presidente, prof. Marcos Soares; pelo representante do campus Sorocaba, prof. Aluisio Finazzi Porto; pela representante da ADUFSCar no Observatório do Conhecimento, profa. Monica Stival; e pelo conselheiro fiscal, prof. Joelson Gonçalves de Carvalho.
A reincorporação da ADUFSCar ao Sindicato Nacional havia sido deliberada em Assembleia Geral ocorrida em junho de 2023. A decisão foi tomada depois de um amplo debate realizado com a categoria ao longo de quase um ano, em plenárias remotas e rodas de conversas presenciais. A Plenária de homologação no congresso do ANDES SN marca o encerramento da transição política realizada após um período de negociações entre as entidades local e nacional. Agora, a ADUFSCar está dando encaminhamentos às tratativas para finalizar o processo de regularização jurídica dessa transição.
Sobre o Congresso
O 42º Congresso do ANDES-SN foi realizado entre os dias 26 de fevereiro e 1 de março com a presença de 632 docentesde 86 seções sindicais, entre delegadas, delegados, observadores, observadoras, convidados e convidadas.
As delegadas e delegados aprovaram o Plano de Lutas que orientará a categoria para o próximo período. A articulação da Campanha Salarial 2024 e 2025 com a luta contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, contrarreforma Administrativa, ou qualquer outra medida que utilize seus princípios e diretrizes, foi um dos destaques das deliberações.
A secretaria do ANDES-SN divulgou, na quarta-feira (6), a Carta de Fortaleza, que resume os debates e as resoluções do 42º Congresso do Sindicato Nacional. >>> Acesse aqui a Carta de Fortaleza.
Proposta de construção de greve nas Federais
Também foi aprovado no Congresso a proposta de “dar continuidade ao trabalho de unidade de ação com os(as) demais servidores(as) públicos(as) federais, visando fortalecer as Campanhas Salariais de 2024 e 2025, intensificando a mobilização de base, na construção de greve do ANDES-SN e do setor da educação no primeiro semestre de 2024, tendo como horizonte a construção de uma greve unificada no funcionalismo público federal em 2024”.
As discussões e deliberações referentes ao Plano de Lutas do Setor das Instituições Federais (Ifes) começaram na tarde de quarta-feira (28/02) e concluídas na quinta-feira (29/02). Importante destacar que, outras propostas também foram apresentadas e discutidas pelas/os participantes e todas foram unanimes na construção de uma greve.
A aprovação da proposta pela construção da greve ocorreu no mesmo dia da reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), na qual o governo, de forma inflexível, se limitou a condicionar a avaliação da contraproposta das/os servidoras/es públicas/os a uma possível melhora nas condições financeiras da União, ou seja, não houve qualquer tipo de avanço diante do que foi a proposta unificada apresentada. A deliberação das/os delegadas/os do 42º Congresso do ANDES-SN foi uma resposta direta à recusa/indisposição do governo em negociar com a categoria e uma sinalização de que é necessário intensificar a mobilização.
Mobilização da ADUFSCar
A Diretoria da ADUFSCar convocará as/os docentes para uma Assembleia Geral no final do mês de março, já na primeira semana de aulas do semestre letivo. A partir da proposta aprovada no Congresso do ANDES-SN, a categoria discutirá e decidirá qual será o posicionamento da ADUFSCar.