A presidenta da ADUFSCar, profa. Fernanda Castelano Rodrigues, participou na terça-feira(28), do Seminário do Macrossetor do Serviço Público realizado pela CUT São Paulo. A atividade híbrida reuniu entidades sindicais que representam trabalhadores no funcionalismo público. Em pauta, os desafios e as perspectivas para o movimento sindical no próximo período.
Além das pautas centrais do funcionalismo e relato dos processos de discussão e negociação no âmbito nacional, o eventou contou com a apresentação dos pontos centrais do documento “Projeto de Valorização e Fortalecimento da Negocição Coletiva e Atualização do Sistema Sindical Brasileiro” e as contribuições do funcionalismo nas três esferas para o documento. Os sindicatos e federações também encaminharam o calendário de Luta para 2023.
O objetivo do Macrossetor do Serviço Público da CUT SP é a união e o fortalecimento do setor para enfrentar as políticas de desmontes dos governos, que prejudicam não só os servidores públicos, mas também a população, que sofre com a piora na qualidade dos equipamentos e dos serviços públicos. Além disso, baseadas em notícias falsas que distorcem a realidade desses trabalhadores, muitos servidores públicos são alvos de ataques nas ruas e nas redes sociais. Sem falar que a categoria sobrevive há tempos sem valorização salarial, ameaças aos direitos e sem a abertura de novos concursos para suprir a demanda dos que se aposentam.
Com informações da CUT-SP