Olá todos/as, espero que estejam bem.
Faço aqui uma despedida da diretoria da ADUFSCar e dos/as colegas associados/as, em função de uma redistribuição que fiz para a UNIFESP, campus Instituto das Cidades, na zona leste da cidade de São Paulo.
Tenho dois sentimentos que quero compartilhar com todos/as vocês. O primeiro é o de dever cumprido, em virtude da ação que mais prezo na atividade sindical e laboral, que é a coerência. Coerência entre o que se faz e aquilo que se professa. Penso que mantive, nos dois anos da gestão 2021-2023 e neste ano e pouco da gestão 2023-2025, a coerência da prática balizada no discurso, e vice-versa. E, ainda que a nossa gestão não tenha sido um consenso (demonstrado nos dois pleitos em que disputamos a direção com outra chapa), penso que fizemos, até aqui, tudo aquilo que anunciamos que faríamos, o que me deixa bastante feliz e satisfeito nesse momento de saída.
O segundo sentimento é um pouco de tristeza (entremeada pela alegria de conseguir seguir a minha carreira em outra instituição federal de ensino), por conta de não conseguir terminar o mandato para o qual fui eleito. Peço desculpas a todos/as por isso, mas estou certo de que deixo uma seção sindical melhor do que o que encontramos em setembro de 2021, quando assumimos.
Do meu ponto de vista e da diretoria (e também de parte significativa da categoria), as duas gestões que eu ajudei a construir transformaram a ADUFSCar em uma entidade de luta, democrática, transparente e que dá a voz a todos/as que nela queiram se manifestar. O nosso modelo de sindicato, essencialmente democrático, vingou.
Seguimos duas premissas importantíssimas: a prática como critério para o desvelamento da verdade e a ideia de que quem tem um sindicato nunca está sozinho. Nesse sentido, creio que ajudamos a deixar a ADUFSCar melhor que a encontramos ao assumirmos a sua direção.
Agradeço aos/as companheiros/as das duas gestões de diretorias, com os/as quais tive o privilégio de conviver por esses quase quatro anos construindo a organização de base e todas as lutas que travamos. Companheiros/as valorosos/as e de luta!
Agradeço às trabalhadoras da ADUFSCar que, nos quatro campi, mantêm a nossa seção sindical prestativa e vigilante acerca dos direitos dos/as professores/as!
Agradeço, por fim, aos/as associados/as por esses quase doze anos de convívio e desejo a todos/as a plena realização no excelente trabalho que realizam na UFSCar.
Sigamos em diálogo e na luta.
Abraços fraternos,
Marcos de Oliveira Soares