Menu

Pesquisar
Close this search box.

BOLETIM DA GREVE | Em AG, docentes debatem propostas para intensificar a mobilização na greve 

BOLETIM DA GREVE | Em AG, docentes debatem propostas para intensificar a mobilização na greve 

Em Assembleia Geral da ADUFSCar ocorrida no dia de ontem (04), as/os docentes aprovaram propostas que intensificam a mobilização da categoria e dialogam com a sociedade. A avaliação é que a greve nacional da Educação Federal está crescendo e se intensificando, conseguindo pressionar o Governo Federal com relação às pautas da categoria.

Conjuntura e processo de negociação
Na reunião de negociação ocorrida em 15 de maio, os representantes do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) sinalizaram que não haveria mais margem para negociação entre o Governo Federal e as entidades representativas das/dos servidores da educação federal, sendo a reunião proposta para as semanas seguintes, no dia 27 de maio, a última possibilidade de debate e negociação entre as partes.

Diante disso, o Sindicato Nacional das/dos Docentes do Ensino Superior (ANDES-SN) indicou que suas seções sindicais se reunissem em assembleias para debater as propostas e contrapropostas surgidas naquela oportunidade. A categoria, em sua maioria, deliberou pela rejeição à proposta do Governo Federal, pela aprovação da contraproposta do ANDES-SN e pela continuidade da greve. Importante ressaltar que foram realizadas 58 assembleias, com 56 rejeições e 37 sugestões de acréscimo para a contraproposta. Isso também se materializou na UFSCar, em assembleia realizada no dia 23 de maio.

De forma geral, a contraproposta do ANDES-SN reivindica o reajuste salarial linear; a garantia do reajuste para as/os aposentadas/os; a separação das discussões sobre recomposição salarial da reestruturação da carreira docente; o revogaço de medidas que atacam as instituições de ensino federal e as/os servidores públicos. O documento foi protocolado na manhã do dia 27 de maio no MGI, e na tarde daquele mesmo dia o Governo Federal sinalizou ao ANDES-SN e ao Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), em reunião conjunta, que as negociações seriam encerradas e que o acordo seria assinado com a Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (PROIFES-Federação) — algo que seria feito duas horas depois, em uma reunião paralela.

A PROIFES-Federação representa apenas cerca de 10% da base docente, e mesmo em algumas das instituições que são representadas por essa entidade, houve rejeição da categoria àquilo que foi acordado junto ao Governo Federal, considerado um rebaixamento dos direitos e conquistas das/dos docentes.

A reação das entidades representativas, presencial e virtualmente, foi intensa. Após uma liminar da justiça, houve uma nova reunião entre ANDES-SN e SINASEFE junto ao Governo Federal. As entidades solicitaram a reabertura de um processo de negociação e, quando as pautas da categoria foram colocadas sobre a mesa, os representantes do MGI negaram as solicitações e encerraram a reunião, afirmando que não haveria acordo. Após manifestações, dentro e fora do prédio do MGI, houve a sinalização de uma nova reunião de negociação para 14 de junho.

Este processo demonstra que a despeito da intransigência do MGI com relação às pautas da categoria, o movimento grevista tem conseguido pressionar setores do Governo Federal e tensionar o seu posicionamento e indisposição em negociar. Nos últimos dias, cinco novas instituições de ensino superior aderiram à greve nacional, totalizando 63 universidades federais, além das 528 unidades dos Institutos Federais (IFs) paralisadas.

Mobilização
Durante o debate realizado na assembleia conjunta, as/os docentes debateram e deliberaram propostas de mobilização dentro e fora dos campi da UFSCar, visando dialogar com a sociedade civil sobre o papel e o potencial da universidade no funcionamento e na transformação da sociedade.

Pelo fato das entidades representativas das categorias terem deliberado pela realização de uma manifestação de rua na próxima terça-feira, 11, em Sorocaba, foi deliberado que as/os docentes se somem nessa atividade externa, e que articulem atos nos demais municípios onde estão situados os campi da UFSCar.

Além disso, foi sugerido que o Comando Local de Greve crie materiais informativos periódicos, em formato de cards, para postagem em redes sociais, compartilhados nos perfis pessoais e das entidades e grupos vinculados à universidade.

Por conta da dinâmica do contexto de greve, onde as assembleias da categoria servem como espaços de debate e deliberação — muitas das vezes com caráter de urgência e em resposta dos acontecimentos da conjuntura —, foi proposta pela Diretoria da ADUFSCar e aprovado que as assembleias de greve passem a ter um caráter permanente, não confrontando com o regimento da ADUFSCar e permitindo, por outro lado, que a categoria consiga ter maior agilidade.

Ao final da assembleia conjunta, foram levantados nomes para compor as comissão de comunicação, de organização dos atos de rua e de elaboração de uma carta, a ser encaminhada ao Comando Nacional de Greve do ANDES-SN.

A carta em questão visa sugerir acerca da necessidade de pressionar os ministérios da Economia e da Educação (MEC), para além do MGI, bem como de dialogar com parlamentares para participarem do processo de negociação junto ao governo e de sugerir às seções sindicais que mobilizem as bases em atos locais e em Brasília, em 10 de junho, quando será realizada a reunião do governo com as/os reitoras/es das instituições federais de ensino superior.

   
 Lagoa do Sino                                                                               Sorocaba 


  Araras

Encontro da Regional do ANDES-SN
Na sexta-feira, dia 7, a ADUFSCar sediará um encontro das seções regionais de SP do ANDES-SN. As atividades começarão às 10h no auditório da entidade, no campus São Carlos. A programação prevê mesas de análise de conjuntura nacional, da situação do movimento grevista e o debate sobre o plano de lutas das universidades. Às 14h, na tenda da greve, localizada em frente à Praça da Bandeira,  será realizada uma mesa com a participação das diretorias e dos Comandos de Greve das universidades federais do estado de São Paulo. Quem tiver interesse em participar da atividade, basta preencher o formulário >>> https://forms.gle/p3ZFv4PLCp3BkEvL6

 

LEIA MAIS

Boletim da Greve  | 03 de junho de 2024

Boletim da Greve  | 28 de maio de 2024

Boletim da Greve  | 27 de maio de 2024

Boletim da Greve  | 24 de maio de 2024

Boletim da Greve  | 22 de maio de 2024

Boletim da Greve  | 22 de maio de 2024

Boletim da Greve  | 20 de maio de 2024

Boletim da Greve  | 16 de maio de 2024

Boletim da Greve  | 15 de maio de 2024

Informe do Comando de Greve | 13 de maio de 2024

Boletim da Greve  | 10 de maio de 2024

Boletim da Greve  | 07 de maio de 2024

Boletim da Greve  | 03 de maio de 2024

Mais lidas

plugins premium WordPress

Teste

Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo