Após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que confirmou a validade da Lei 16.820/2019, mantendo a proibição da pulverização aérea de agrotóxicos no estado do Ceará, o vereador Djalma Nery (PSOL) tomou uma iniciativa semelhante na Câmara Municipal de São Carlos apresentando um Projeto com o objetivo de banir a pulverização de agrotóxicos por aeronaves em todo o município. O Projeto de Lei Nº 513/2023 foi aprovado por 13 votos favoráveis e 1 contrário. Mas falta ainda a sanção do poder executivo que vem sendo pressionado pelo agronegócio para vetar o projeto discutido e aprovado democraticamente no Legislativo municipal.
A pulverização aérea de agrotóxicos é uma das rotas de exposição mais perigosas, como explica a pesquisadora da UFSCar Priscila Zem. “A dispersão dos agrotóxicos no ar é levada pelo vento e acaba chegando no solo, na água e principalmente absorvido pelas plantas de toda a região próxima a aplicação”. A pesquisadora afirma que a morte de abelhas nativas está diretamente ligada à pulverização aérea de agrotóxicos.
Mobilização
São Carlos pode entrar para a história na luta contra a pulverização aérea de agrotóxicos mas, para isso, precisamos de vocês assinando esta petição e pressionando a prefeitura para sancionar o PL que representa grande um esforço de proteção do meio ambiente, à saúde da população e ao meio de produção de centenas de pequenos agricultores da região. Desta forma, é preciso pressionar o poder executivo municipal, em nome do prefeito Airton Garcia, para que sancione, urgentemente, o projeto.
Assine a petição no link abaixo