No cumprimento de seu papel de defender as melhores condições de trabalho e de vida da categoria docente, a Diretoria da ADUFSCar encaminhou à Reitoria um documento manifestando posicionamento acerca da proposta de consolidação e expansão da UFSCar, com a implantação de um novo campus no município de São José do Rio Preto. Leia abaixo o ofício:
“Em primeiro lugar, manifestamos nosso reconhecimento da necessidade de expansão das instituições federais de ensino superior, em particular das universidades, tendo em conta o imprescindível desenvolvimento da democratização de acesso à universidade no Brasil, de modo a que possamos corrigir uma deficiência histórica no processo de educação de nossa população, garantindo que o povo brasileiro esteja representado na universidade e na comunidade universitária em sua plenitude.
Ademais, a ADUFSCar compreende a importância de se pactuar, em paralelo ao desenvolvimento de projetos de criação de novos campi da UFSCar, a consolidação e a expansão dos campi já existentes, com especial atenção à consolidação do campus Lagoa do Sino. Nesse sentido, ressaltamos a necessidade de garantir recursos adequados para que se concretize esse planejamento, proporcionando as condições necessárias ao pleno desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas das/os servidoras/es docentes e técnico-administrativas/os.
Considerando de modo específico a carreira do Magistério Superior, acreditamos ser indispensável que a UFSCar assegure à categoria docente condições de trabalho e de vida compatíveis com as exigências de desempenho desse cargo, cobradas inclusive em avaliações bienais para promoção e progressão. Isso supõe prover, em todos os campi, infraestrutura material e humana necessária para que possam ser exercidas as atividades de ensino (de graduação e pós-graduação), pesquisa, extensão e administração que esse cargo compreende.
Quanto à proposta de implantação de um novo campus na região do oeste paulista, na cidade de São José do Rio Preto, consideramos fundamental que nossa Universidade esteja representada de forma abrangente, refletindo sua atuação e compromisso tanto com as diversas áreas do conhecimento quanto com sua função social nas relações que serão estabelecidas com o território em que estará localizada. Por isso, acreditamos que desde o projeto inicial de implantação desse novo campus, há que se garantir a oferta de cursos de graduação de, ao menos, duas diferentes áreas de conhecimento. Tendo em conta as condições orçamentárias dadas, propomos que pelo menos dois sejam da área de Humanidades. Isso garantirá uma distribuição equitativa e assegurará uma representação adequada da UFSCar e dos valores universitários no novo campus.
Confiamos que estas considerações contribuirão para um debate qualificado e para o fortalecimento da nossa Universidade e nos colocamos à disposição para participar de modo ativo nas discussões e decisões a serem encaminhadas para a necessária e desejada concretização da expansão da UFSCar no âmbito da democratização de acesso à universidade pública brasileira”.