Representando o Comitê da ADUFSCar de Promoção da Igualdade, a profa. Maria Cristina dos Santos, participou do XIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as (Copene), realizado de 9 a 13 de setembro, em Belém (PA), para dialogar sobre a luta antirracista nas instituições de ensino.
O evento acontece bienalmente e é estruturado a partir de conferências, simpósios temáticos, mesas-redondas, comunicação de pesquisas, painéis, feiras e lançamento de livros, além de uma agenda cultural com repertório variado de expressões e linguagens culturais de matriz afro-brasileira e africana. O ANDES-SN organizou uma mesa com o tema “A necessidade de políticas sindicais antirracistas: as contribuições do ANDES-SN na luta por reparação e ações afirmativas”.
As/os participantes ressaltaram a necessidade de tornar cada vez mais efetiva a identificação e o enfrentamento às mais diversas formas de racismo nas instituições. A avaliação das/os das participantes é que o combate ao racismo não deve ser feito apenas pelos corpos negros. É dever de todas as pessoas.
Para a profa. Maria Cristina, as discussões foram muito densas e ricas em termos de militância política e sindical, em que foram apresentadas as ações do ANDES na mobilização da categoria para ações antirracistas. “O racismo está presente de forma velada na sociedade e nas instituições, é individual e na
maioria das vezes, é silenciosa e a pessoa que é submetida à qualquer tipo de agressão racista, simbólica ou física, leva consigo as marcas da dor e sofrimento e muitas das vezes, não consegue reagir diante da ação do agressor”, explica.
“Combater todas as formas de racismo, desenvolver políticas afirmativas de inclusão de raça, gênero, etnia, geração, contribui para a construção de uma universidade mais solidária e democrática e isso, passa, sem dúvida, pelo sindicato, instância que congrega os professores e professoras, mas que tem uma ampla inserção junto às outras categorias também”, afirma a representante da ADUFSCar.
Campanha “Sou Docente Antirracista”
No mês de outubro, o Comitê da ADUFSCar de Promoção da Igualdade, junto ao ANDES, promoverá nas sedes da entidade a apresentação da campanha “Sou Docente Antirracista”, lançada pelo Sindicato Nacional em julho deste ano. O intuito é promover discussões sobre políticas de reparação, ações afirmativas, o papel do movimento sindical no enfrentamento ao racismo e a distribuição de materiais com o mote da campanha. As datas das atividades serão divulgadas em breve.