Desde o início da campanha do processo sucessório para a Gestão 2025-2029 na Universidade, a Diretoria da ADUFSCar participou, a pedido das duas chapas concorrentes, de uma reunião presencial com cada uma delas e as entidades representativas da UFSCar.
Os encontros aconteceram na sede do SINTUFSCar nos dias 12 de agosto com a Chapa 1 – SER UFSCar e 20 de agosto com a Chapa 2 – UFSCar: DIÁLOGO E AÇÃO. Nas duas oportunidades, a Diretoria da ADUFSCar abordou temas que têm sido centrais no trabalho da entidade, como a necessidade de que a portaria de promoção e progressão que está sendo elaborada contemple questões de gênero. Outro ponto destacado é a importância de se aprimorar o modo como vem sendo cumprida da implantação da Lei de Cotas Raciais nos concursos para servidores na UFSCar. A saúde mental também foi pautada, diante da urgência de se fortalecerem políticas de promoção de saúde de trabalhadoras/es, tendo em conta o expressivo número de afastamentos de docentes por esse motivo.
Tanto ADUFSCar quanto Sintufscar enfatizaram a importância de se defender e garantir que os processos democráticos dentro da Universidade não sejam atacados como foram no passado recente, quando, por exemplo, assistimos à criminalização do movimento estudantil, após a ocupação do prédio da reitoria, em maio de 2018, em protesto contra o aumento abusivo nos valores do RU. As duas entidades também relembraram que esse momento de ataque às liberdades de organização e manifestação maculou a história dos movimentos democráticos da UFSCar e que é fundamental rememorar para garantir que nunca mais se repita.
Ainda referindo-se aos ataques à democracia na UFSCar, também foi lembrado que as Diretorias da ADUFSCar dos últimos dois biênios enfrentam tentativas de criminalização com a judicialização da luta sindical, sendo alvo de três ações impetradas por membros da oposição à atual Diretoria. Para a ADUFSCar é fundamental repudiar o posicionamento daquelas/es que não aceitam práticas verdadeiramente democráticas e tentam deslegitimar as decisões coletivas.
Encontro das entidades com a Chapa 1 – SER UFSCar
Encontro das entidades com a Chapa 2 – UFSCar: DIÁLOGO E AÇÃO