Associadas/os podem enviar contribuições para o e-mail adufscar@adufscar.org.br até o dia 30 de setembro. Participe!
A ADUFSCar, por intermédio do Comitê de Aposentados, Aposentadas e Pensionistas, face à considerável contribuição das/os docentes aposentadas/os à instituição, elaborou uma proposta de atualização da regulamentação interna do “Programa Professor Sênior” para a ADUFSCar apresentar ao CoGePe, como contribuição para a construção coletiva e participativa de uma importante política da UFSCar.
A proposta apresentada vai além de normatizar a atuação do Professo Sênior, ela busca incentivar as/os docentes a permanecerem na UFSCar passando suas experiências e conhecimentos para a Universidade, não apenas no ensino, na pesquisa e na extensão, mas também em outras áreas de seu interesse, como política científica, administração universitária, estratégias para a universidade e outras.
A proposta está aberta à contribuição das/os associadas/os por intermédio do Grupo de Trabalho da ADUFSCar, encarregado de reunir as propostas para os novos parâmetros de promoção funcional o qual reunirá todas as contribuições e as submeterá à Diretoria, que as remeterá à Assembleia Geral a ser convocada ainda neste segundo semestre de 2024, para deliberar sobre essa proposta da entidade de nova Regulamentação de Professor Sênior.
Participe apreciando a proposta e apresentando suas contribuições à ADUFSCar (adufscar@adufscar.org.br). Prazo para contribuições: 30 de setembro
APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA
A regulamentação atual do programa, vigente desde 2013, abriu a possibilidade de permanência dos docentes aposentados em atividades na UFSCar. Um estudo realizado pelo Comitê, em 2023, constatou 136 (cento e trinta e seis) adesões de professores aposentados da UFSCar ao programa, no período de maio de 2013 a dezembro de 2022. Se comparado com o número de professores aposentados no período, 506 (quinhentos e seis) docentes, obtém-se a porcentagem de 26,88%, isto é, praticamente 27% dos docentes aposentados efetivaram sua adesão ao “Programa Professor Sênior”, uma força de trabalho qualificada e considerável, merecedora de reconhecimento e mérito pela comunidade interna e externa. Ampara a proposta de atualização do programa a ressignificação da concepção de “Professor Sênior”, com maior valorização da sua senioridade: um trabalhador com alto nível de conhecimento, técnica e experiência, com uma bagagem robusta, construída e adquirida ao longo da sua trajetória na carreira. A senioridade é sinônimo de maturidade profissional, a qual permite a execução de tarefas complexas, maior facilidade na resolução de problemas, a tomada de decisões com autonomia e o exercício de liderança. A presença de professores sêniores em equipes docentes ou administrativas enriquece a troca de experiências e pontos de vista, a construção de ideias inovadoras e a concretização de novos projetos. Seu conhecimento, suas competências e suas habilidades também contribuem para a transmissão de conhecimentos aos menos experientes, que se beneficiam de sua capacidade de transposição didática de conteúdos e de sua maior capacidade de resiliência e de adaptação a situações adversas. Essa ressignificação constou na definição dos objetivos do programa.
Outro ponto da proposta é a ampliação da atuação do Professor Sênior na esfera executiva da UFSCar, somando-se à esfera acadêmica, o que já vinha ocorrendo de maneira informal: trabalhos de apoio à gestão junto à Reitoria, Pró-Reitorias, Centros, Unidades Multidisciplinares, Órgãos de Apoio Acadêmico, Administrativo e Complementar, bem como em Comissões e Grupos de Trabalho. Esses docentes aposentados são detentores de saberes científicos e práticos acumulados, advindos da sua trajetória acadêmica e de sua vivência na gestão pública e universitária e sua colaboração na esfera administrativa é um diferencial para a Universidade. Em complementação, foram elencadas as atividades que podem ser executadas pelos professores sêniores, de maneira a deixar clara sua inserção nas atividades de gestão, ensino, pesquisa e extensão.
Mais duas questões também foram incluídas na proposta de nova regulamentação: uma, relativa à necessidade de infraestrutura física e material para o exercício de suas atividades (local de trabalho, mobiliário e equipamentos), um desafio coletivo a ser superado; outra, a possibilidade de obtenção de ressarcimento de despesas pela percepção de bolsa sênior frente à relevância do trabalho desenvolvido, a ser regulamentada pelo Conselho Universitário, oportunamente.
>>> CLIQUE AQUI e confira a proposta do Comitê de Aposentados, Aposentadas e Pensionistas da ADUFSCar