ATIVIDADE DE GREVE | “NÃO AO PL DO ESTUPRO”
A pauta é nacional e já está sendo debatida em todos os espaços públicos desde a semana passada. O Projeto de Lei (PL) 1904, conhecido como “PL do Estupro”, que equipara aborto a homicídio, mesmo em casos de estupro, foi tema de debate realizado nesta tarde(19), na Tenda da Greve, no campus São Carlos.
Durante a atividade de greve organizada pela ADUFSCar, em parceria com o Comando Unificado de Greve, docentes, servidoras/es técnico-administrativas/os (TAEs) e estudantes analisaram os principais pontos do projeto. Na avaliação das/os presentes, trata-se de um Projeto de Lei cruel e que expressa profundo ódio às meninas, mulheres e pessoas que gestam. Discutiram ainda, temas como os diversos problemas para a infância caso a proposta avance e mude artigos do Código Penal, a criminalização do aborto, a relação distorcida entre política e religião, a luta em defesa dos direitos reprodutivos e melhorias de políticas públicas.
A possibilidade de a votação do PL ser deixada para o fim do ano, não fará os movimentos feministas “baixar a guarda” nas mobilizações por todo o país. Amanhã (20), em São Carlos, será realizado um ato contra o Projeto de Lei, com panfletagem e diálogo com a população. A atividade acontecerá às 17h, na Praça do Mercado Municipal, no centro da cidade.