Menu

Pesquisar
Close this search box.

BOLETIM DA GREVE | Docentes da UFSCar se mobilizam na primeira semana de greve da categoria

BOLETIM DA GREVE | Docentes da UFSCar se mobilizam na primeira semana de greve da categoria

Presidente da ADUNIFESP, presidentas da ADUFABC e ADUFSCar

A primeira semana de greve das/dos docentes da UFSCar contou com uma reunião conjunta das entidades representativas com a Reitoria, com evento formativo sobre a questão palestina e a participação da comunidade acadêmica no ato realizado na capital, em defesa das instituições federais de ensino do estado de São Paulo.

Atividades de mobilização
Como parte do calendário de mobilização, apresentado na Assembleia Geral ocorrida na segunda-feira, 06, a ADUFSCar organizou, junto às demais entidades representativas da UFSCar — o Diretório Central dos Estudantes (DCE Livre), a Associação das/dos Pós-Graduandas/os (APG) e o Sindicato das/dos servidoras/es técnico administrativas/os (SINTUFSCar) —, além do Movimento Pró-Palestina São Carlos, um evento com o jornalista Breno Altman para debater a guerra promovida pelo Estado de Israel contra o povo palestino. O evento, ocorrido na terça-feira, 07, no campus São Carlos, contou com a participação da comunidade interna e externa, e teve transmissão ao vivo para os demais campi. Na mesma oportunidade, Altman, que é referência em análises de conjuntura nacional e internacional, lançou o livro “Contra o Sionismo: retrato de uma doutrina colonial e racista”, publicado recentemente pela Editora Alameda.

Na quinta-feira, 09 de maio, as/os docentes da UFSCar se somaram ao histórico Ato Unificado em Defesa da Educação Federal, organizado pelas entidades representativas da UFSCar, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), da Universidade Federal do ABC (UFABC) e do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) na capital paulista. Na oportunidade, a professora Fernanda Castelano, presidenta da ADUFSCar, discursou: “A gente precisa dizer que investimento em Educação não deve ser visto como um investimento para este governo e para este ou o próximo ano. É um investimento que deve ser feito a longo prazo, que envolve as condições de trabalho, a melhoria salarial e a reestruturação das carreiras”; e, ainda: “A Educação não é mercadoria. Não podemos aceitar que o governo continue, em nome do orçamento, desvalorizando a Educação”.

Docentes de Sorocaba
Docentes de Araras
Caravana de São Carlos

 

 

 

 

 

 

 

Comando de greve e próximos passos
O comando de greve das/dos docentes já se reuniu para tratar da mobilização da categoria, e também já dialogou com comissão de mediação formada pela Reitoria da UFSCar para tratar da manutenção de determinadas atividades acadêmicas nos quatro campi.

A professora Fernanda Castelano comenta que o calendário de atividades da greve está sendo elaborado conjuntamente por todas as categorias e em todos os campi: “Estamos elaborando em conjunto as atividades de formação política que faremos, que em breve será divulgado. Nesta semana montamos uma tenda no campus São Carlos, que servirá como um ponto de referência e apoio às atividades da greve”.

Com relação à manutenção de determinadas atividades acadêmicas, a docente ressalta: “Na reunião com a Reitoria da UFSCar estavam os comandos de greve de todas as categorias, e a gestão nos apresentou uma lista de demandas, de atividades acadêmicas, que gostaria que fossem mantidas. O Comando de Greve da nossa categoria já está conversando sobre a manutenção dessas atividades. Já chegamos ao acordo de manter, por exemplo, os estágios das licenciaturas da educação e as atividades que envolvem o atendimento à saúde da população. Vamos conversar com os comandos das demais categorias e debater sobre isso, e na próxima segunda-feira vamos apresentar a resposta para a Reitoria”.

Hoje, sexta-feira, 10, às 16h, haverá a reunião conjunta dos Comandos de Greve formado por todas as categorias para elaborar as próximas atividades do calendário de mobilização e debater sobre as atividades acadêmicas que serão mantidas — ponto que será divulgado a partir da próxima segunda-feira, 13.

Assembleia da caetgoria
A próxima assembleia das/dos docentes da UFSCar será realizada na terça-feira, 14, às 9 horas em São Carlos e Lagoa do Sino (presencial); às 14h30 em Araras (presencial) e às 15h30 em Sorocaba (online) .

Negociações em Brasília
Na segunda-feira, 13, e na quarta-feira, 15, serão realizadas mesas de negociação com representantes do Governo Federal e das entidades representativas para tratar das pautas da greve nacional da educação. A primeira reunião será com o Ministério da Educação (MEC) e a segunda com o Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). As mesas de negociação serão acompanhadas de manifestações em Brasília. Se acordo com o Sindicato das/dos Docentes do Ensino Superior (ANDES-SN), 50 instituições federais de ensino estão em greve e outras 5 instituições estão com deflagração de greve prevista para os próximos dias.

 

LEIA MAIS

Boletim da Greve  | 07 de maio de 2024

Boletim da Greve  | 03 de maio de 2024

 

Mais lidas

plugins premium WordPress

Teste

Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo