Durante a quinta rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), ocorrida na quinta-feira (16), em Brasília-DF, o Governo Federal não apresentou nenhum índice de reajuste de recomposição salarial de 2024.
Em resposta à morosidade do governo, as entidades que compõem o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e Fórum Nacional de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) realizaram uma grande manifestação paralelamente às discussões com a Mesa de Negociação, no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, local da reunião.
Conforme manifestado pelo secretário de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), José Lopez Feijóo, ainda não há margem para indicar o reajuste. Por enquanto, há apenas o valor de R$ 1,5 bi, que corresponde a menos de 1% de reajuste em 2024, mas que está trabalhando para melhorar. Feijoó afirmou que vai apresentar uma proposta remuneratória até 15 de dezembro, após a previsão de votação da Lei Orçamentária Anual de 2024 (LOA).
É momento de ampliar a mobilização e mostrar a força das servidoras e dos servidores.