Você já ouviu falar do Censo da Educação Superior? Realizado anualmente pelo Inep, ele é como o “raio-x” mais completo que temos das instituições de ensino superior no Brasil.
Este censo é uma verdadeira mina de informações sobre as faculdades e universidades que oferecem cursos de graduação e sequenciais de formação específica, além de revelar detalhes sobre os alunos e professores que fazem parte desse sistema.
O Censo da Educação Superior baseia-se nas informações do cadastro do Sistema e-MEC, onde são mantidos registros de todas as instituições, seus cursos e locais de oferta. Com isso, ele coleta dados sobre infraestrutura, vagas, candidatos, matrículas, ingressantes, concluintes e docentes, levando em conta diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa.
Qual o propósito de toda essa coleta de dados? Bem, é simples, mas vital! O objetivo é fornecer informações estatísticas confiáveis para que possamos entender e aprimorar o sistema de ensino superior no Brasil. Isso ajuda o Ministério da Educação a tomar decisões embasadas, avaliar programas de expansão, melhorar a qualidade do ensino e muito mais.
Além disso, esses números alimentam o cálculo de indicadores essenciais que moldam políticas públicas e apoiam gestores de instituições públicas e privadas, pesquisadores, estudantes e até organismos internacionais.
Em resumo, o Censo da Educação Superior é a chave para um ensino superior mais eficiente e igualitário. A informação é poder. Ao longo dos próximos dias, o Observatório do Conhecimento abordará sobre alguns dados coletados. Fique de olho!
Fonte: Observatório do Conhecimento