No dia 05 de outubro, a presidenta e a tesoureira da ADUFSCar, profas. Fernanda Castelano Rodrigues e Paula Serrão, participaram de uma reunião convocada pela gestão da Universidade para discutir a atual situação da Unidade Saúde Escola (USE), no campus São Carlos. O encontro contou com a presença da comunidade universitária e ocorreu no Anfiteatro da Reitoria.
Um Grupo de Trabalho está estudando possibilidades para a sustentabilidade da Unidade e a intensificação do vínculo entre a Unidade e as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos da área da saúde. Uma alternativa apresentada seria seu credenciamento como Centro Especializado de Reabilitação (CER), ação que segundo o GT, traria benefícios ao ampliar o leque de ofertas de ações em saúde que poderia ser utilizado pelos diferentes cursos de graduação, mas que só seria possível mediante ação combinada que pudesse ampliar o quadro de pessoal.
Em novembro do ano passado, a Diretoria da ADUFSCar junto a Diretoria do SINTUFSCar encaminhou ofício à Reitoria, solicitando a ampliação de participantes nesse Grupo de Trabalho, no sentido de democratizar a sua composição, garantindo a participação de maior número de servidoras/es docentes, técnicos administrativos, estudantes e usuários da Unidade.
Durante a reunião, a presidenta da ADUFSCar comentou a importância do acompanhamento por parte da entidade nesse debate, e propôs que o GT continue realizando o trabalho de aprofundamento das análises e apresentação dos dados, em particular no que diz respeito às condições e relações de trabalho das/os trabalhadoras/es da USE, de acordo com as opções apresentadas para as mudanças previstas para a Unidade. A profa. Fernanda ressaltou a necessidade de se justificar da maneira mais abrangente possível a alteração do perfil da USE, que de acordo com uma das propostas colocadas seria a mudança de Unidade de Ensino, Pesquisa, Extensão vinculada a Reitoria para uma Unidade de Assistência em Saúde vinculada ao Estado ou Prefeitura Municipal.