O Grupo de Trabalho de Carreira do PROIFES – Federação realizou reunião na última sexta-feira (03) para alinhar os pontos a serem discutidos com o governo federal a partir da reabertura da Mesa Nacional de negociação com servidores federais que acontecerá hoje, 07 de fevereiro.
A profa. Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale, que representa a ADUFSCar nos debates e proposições das demandas referentes a reajuste salarial e carreira na Federação, participou da reunião e destacou que o PROIFES estará na mesa de negociação defendendo a proposta aprovada em seu XVIII Encontro Nacional, que prevê não apenas o reajuste e recomposição salarial, mas também a valorização da carreira docente do ensino superior, EBTT e das/os aposentadas/os.
Outra questão debatida pelas entidades foi a previsão orçamentária para este ano e os valores previstos para as despesas de pessoal. O GT analisou os dados orçamentários previstos na Lei Orçamentária Anual de 2023 para que o PROIFES participe da Mesa de negociação conhecendo e entendendo o cenário orçamentário do momento.
Mesa Nacional de Negociação Permanente
Até sexta-feira, 74 instituições haviam confirmado presença na cerimônia de reabertura da Mesa Nacional de Negociação Permanente do governo federal com entidades representativas dos servidores públicos, que ocorrerá nesta terça-feira, às 10 horas, em Brasília. O evento será realizado no auditório do Bloco K da Esplanada dos Ministérios e contará, a princípio, com a presença de seis ministros: Esther Dweck (Gestão e Inovação), Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Camilo Santana (Educação), Nísia Trindade (Saúde) e Luiz Marinho (Trabalho e Emprego).
As entidades dos fóruns FONASEFE (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais) e FONACATE (Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado) estarão presente na cerimônia. A ADUFSCar estará representada pelo PROIFES-Federação, que compõe o FONASEFE.
A mesa de negociação foi criada em 2003, no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e fechada em 2016, no governo de Michel Temer (MDB), ano do último acordo de reajuste para a maior parte das categorias do funcionalismo.
Foto e informações do PROIFES-Federação