Diante da inércia do governo federal em cumprir imediatamente o Acordo de Greve, o Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes) do ANDES-SN aprovou a realização da Jornada de Lutas, de 10 a 14 de março. A programação inclui a paralisação das Ifes e o Dia de Boicote ao Controle de Frequência para a Categoria EBTT, em 11 de março, com mobilizações nos locais de trabalho e ações nacionais em Brasília.
A Jornada ocorre na semana da votação da Lei Orçamentária Anual (LOA), essencial, junto à MP 1.286/2024, para viabilizar o pagamento da recomposição salarial prevista nos Acordos de Greve de 45 categorias do funcionalismo público federal.
A programação nacional inclui atos públicos, debates e pressão sobre parlamentares, em articulação com as entidades do Fonasefe, em Brasília (DF). O Setor das Ifes orienta as seções sindicais do ANDES-SN a realizarem assembleias entre 25 de fevereiro e 7 de março para deliberar sobre a adesão à paralisação e ao Dia de Boicote ao Controle de Frequência, além da participação nas atividades em Brasília e construção de um calendário local de mobilização.
Do ANDES – SN.