Nesta quarta-feira, 8 de janeiro de 2025, completam-se dois anos do maior ataque à democracia brasileira desde a redemocratização do país em 1988. A data marca o dia em que apoiadores extremistas do ex-presidente Jair Bolsonaro, derrotado nas urnas em 2022, invadiram e vandalizaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília-DF.
Hoje, mais do que nunca, é um dia para reforçarmos a importância da democracia e o fortalecimento das instituições públicas como pilares fundamentais para o Estado Democrático de Direito. Além disso, é necessário relembrar para evitar a repetição de ataques lamentáveis e criminosos, como os ocorridos em 2023.
A ADUFSCar, fundada como Associação de Docentes em 1978, quando a ditadura militar impedia a reunião de trabalhadoras/es em sindicato, e assim permaneceu até 1988, quando a Constituição Federal reconheceu o direito à sindicalização, vem reafirmar seu compromisso em defesa da democracia e o repúdio aos intentos golpistas que desrespeitam a soberana vontade popular. Sem anistia para golpistas!